Vichara, do Sânscrito, significa deliberação, para identificar o que absolutamente real.
A prática de Vichara aparece nas escrituras antigas dos Vedas e foi ensinada por um dos maiores sábios da India, Ramana Maharshi, ficando também conhecida como Autoinvestigação, por identificar o eu real e libertar a pessoa do falso eu (ego).
Encontrar o seu eu real é a resposta para todo o sofrimento da mente e coração. E Vichara é o caminho direto para encontrar o eu real e trazer a tona sua paz interior, potência criativa e felicidade.
A prática de Vichara leva ao reencontro do eu real e desenvolve uma constante atenção a verdade do ser, como se uma parte de sua atenção se desenvolvesse para nunca mais perder a verdade de vista, enquanto você atua normalmente no mundo.
O ego (falso eu) é o motivo de todo o sofrimento e o eu real é a sua verdade, sendo Vichara o caminho para se libertar do falso eu e viver o verdadeiro eu.
O que é o eu real?
O eu real é a sua verdade que sempre existiu, mas foi encoberta pela formação do ego na infância.
Na sua verdade você não sente medo, sofre ou tem pensamentos negativos. Na sua verdade existe uma abundância de paz interior, felicidade e potência criatividade, capazes de tornar real o cenário de vida que você almeja no seu coração.
E Vichara é a prática milenar que traz o eu real para a consciência, libertando a pessoa do ego e expandindo a paz interior, felicidade e potência criativa para criar o cenário de vida compatível com seu coração e verdade.
O que é o ego?
O ego é uma personalidade construída a partir dos 2 anos de idade, que se forma por causa das exigências da sociedade, das feridas emocionais e desejos não atendidos.
Como uma armadura, cobre o verdadeiro eu (o eu real), fazendo com que percamos o contato com nossa verdade, paz interior e potência criativa.
Quando a pessoa chega na vida adulta, normalmente já não tem mais facilidade para se conectar com seu eu real e é dominadas por pensamentos negativos, sofrimento e medo dentro de sua situação de vida, formando ansiedade, preocupação, estresse, pânico, angústia, depressão e demais
males da mente.
Males esses que tem sua raiz no ego.
Mas todos conseguem se libertar do ego, sendo Vichara o caminho direto e mais rápido para isso.
Como funciona a prática Vichara.
Vichara é uma prática que parte do conhecimento da verdade e usa simplesmente o direcionamento da atenção para investigá-la.
Como assim?
Normalmente as pessoas passam a vida com a atenção nos pensamentos associados ao ego (falso eu) enquanto vivem suas vidas. Esses pensamentos são a origem do medo, sofrimento e negatividade.
Porém, antes que o ego se formasse na infância, já existia um eu verdadeiro (o eu real).
Vichara é uma prática autoinvestigativa que traz a verdade do praticante a tona (o eu real), enquanto liberta das inverdades e sofrimentos criados pelo ego.
Você pratica em qualquer momento, até no meio de suas atividades diárias porque precisa apenas de uma parte de sua atenção para praticar, te levando a perceber a verdade do eu real.
Uma vez reencontrado, o eu real é mantido sempre presente pela prática de Vichara, trazendo a tona a paz, felicidade e potência criativa do indivíduo para que possa aplicar isso em sua vida e construir a cenário ideal compatível com sua verdade e coração.
Vichara foi recomendada e ensinada por Ramana Maharshi, um dos maiores sábios que já existiu na Índia e que já foi chamado de Jesus da Índia, não só pela paz que emanava, mas por citar muitas vezes a Bíblia em seus ensinamentos.