Como controlar a ansiedade com 38 dicas práticas

Neste artigo, você vai aprender como controlar a ansiedade, com 38 dicas práticas.

Todas estas dicas podem ser usadas em conjunto ou de forma isolada, para lidar com a ansiedade.

Tenha elas em seu arsenal, para saber como diminuir a ansiedade, sempre que ela aparecer.

Talvez você já tenha assistido ao vídeo, “Ansiedade tem cura ?”, que mostra que o caminho a seguir é, aprender a controlar a ansiedade.

Com essas dicas você pode ficar livre de ansiedade.

Como?

Cada dica vai te mostrar como diminuir a ansiedade, cada uma com um grau de efetividade maior ou menor, dependendo de cada pessoa.

Agora, antes de começar, se você sofre de ansiedade, tenha consigo esta certeza.

Você pode aprender como vencer a ansiedade. O caminho é saber como controlar a ansiedade.

Coloque as dicas que melhor funcionam para você em prática.

Então vamos lá. O que fazer para controlar a ansiedade:

1- O AUTOCONHECIMENTO PARA VENCER A ANSIEDADE.

O autoconhecimento é o pilar número 1 para vencer a ansiedade.

Através do autoconhecimento você se torna capaz de vencer a ansiedade por 3 motivos:

A- ATRAVÉS DO AUTOCONHECIMENTO VOCÊ ENCONTRA OS GATILHOS DA ANSIEDADE;

O autoconhecimento te permite encontrar os gatilhos da sua ansiedade, para que você se torne capaz de percebê-los antes que se ativem.

B- ATRAVÉS DO AUTOCONHECIMENTO VOCÊ APRENDE A DRIBLAR OS GATILHOS DA ANSIEDADE;

O autoconhecimento também te ajuda a desenvolver as capacidades pessoais necessárias, para driblar os gatilhos, possibilitando um melhor controle da ansiedade.

C- O AUTOCONHECIMENTO CRIA PODER PESSOAL QUE POR SI JÁ DIFICULTA A ENTRADA DA ANSIEDADE.

Quanto mais você se conhece, melhor fica em qualquer coisa que você faça.

Inclusive em se manter em equilíbrio, em paz e feliz.

2- COMO SUPERAR A ANSIEDADE ATRAVÉS DA PSICOTERAPIA;

A psicoterapia é uma forma eficaz de controlar a ansiedade porque além de se tratar de uma prática de autoconhecimento com a ajuda de um profissional focado em você, também vai desfazendo os nós e hábitos mentais que geram a ansiedade.

Além disso a psicoterapia te ajuda a desenvolver ferramentas, técnicas e hábitos para controlar a ansiedade.

3- COMO DRIBLAR A ANSIEDADE ATRAVÉS DA MEDITAÇÃO

A meditação é outro pilar!

O ser humano precisa meditar para fortalecer o foco. O foco no lugar certo ajuda a driblar a ansiedade.

Porém nosso foco frequentemente vai para os problemas, abrindo as portas para a ansiedade.

A meditação acalma, melhora o foco, gera bem-estar, autoconhecimento, paz e felicidade.

Uma meditação eficaz para controlar a ansiedade, é aquela em que você foca nas sensações do corpo, como a ensinada neste curso.

4- EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA ALIVIAR A ANSIEDADE;

Os exercícios físicos ajudam a aliviar a ansiedade. Isso todo mundo sabe. Mas como o exercício físico ajuda a aliviar a ansiedade?

Primeiro ajudam na liberação de hormônios importantes no controle da ansiedade.

Segundo gastam a energia em excesso no corpo.

Terceiro dão equilíbrio, saúde e energia sempre em movimento.

A energia em excesso no corpo acabaria gerando ansiedade, mas quando existe uma rotina de exercícios, acabamos vencendo a ansiedade.

5- REMÉDIOS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE;

Os remédios são formas eficazes e rápidas para controlar a ansiedade.

Controlar a ansiedade com remédios é uma salvação nos casos em que ela está muito alta e a pessoa não está conseguindo controlar.

Quando o remédio é necessário, recomenda-se associar com psicoterapia e outros métodos para controlar ansiedade para que se possa abandonar os remédios um dia.

6- BANHOS QUENTES PARA ALIVIAR A ANSIEDADE

Os banhos quentes relaxam e tudo o que relaxa ajuda a aliviar a ansiedade.

Provavelmente não vai te ajudar a superar a ansiedade. Porém, vai te ajudar a aliviar a ansiedade, para colocar a cabeça no lugar.

Com a cabeça no lugar a gente tem ideias que nos ajudam a resolver tudo.

7- COMO DIMINUIR A ANSIEDADE COM CHÁS

Os chás tem efeito sutil mas são ótimos para diminuir a ansiedade.

Os melhores efeitos, na minha experiência são:

CHÁ DE ERVA-CIDREIRA PARA CONTROLAR ANSIEDADE;

CHÁ DE CAMOMILA PARA ACALMAR ANSIEDADE,

CHÁ DE ERVA-DOCE PARA DIMINUIR A ANSIEDADE;

CHÁ DE HORTELÃ PARA AUMENTAR O BEM-ESTAR.

Dica sobre como controlar a ansiedade com chás: Adote uma rotina para tomar o chá, por exemplo, sempre na mesma hora para gerar mais resultados. A rotina também vai te ajudar a gerenciar a ansiedade melhor.

8- CBD PARA CONTROLAR A ANSIEDADE;

Esse é um tratamento que está engatinhando no Brasil, mas já ganhou notoriedade nos países mais ricos do mundo.

O óleo de CBD é isolado da Cannabis para virar remédio reconhecido pela Anvisa porque ajuda a controlar uma série de enfermidades, dentre elas a ansiedade.

No Brasil o tratamento com óleo de CBD já é permitido por lei. É preciso visitar um médico que receite e acompanhe a importação do óleo, junto a Anvisa.

9- HOMEOPATIA PARA LIDAR COM A ANSIEDADE;

A homeopatia pode ter resultados surpreendentes ao lidar com a ansiedade.

Ela trata diretamente as causas mais profundas.

Pode não ser o suficiente para algumas pessoas, mas para aquelas que for, será o controle definitivo.

Tentar não fará mal.

10- FLORAIS PARA COMBATER A ANSIEDADE;

Os florais são famosos por ajudar a combater a ansiedade porque trabalham o emocional, ligado aos motivos da ansiedade, para determinada pessoa.

No Brasil não é regulamentada a prescrição de florais, mas é importante pesquisar um profissional que tenha experiência no assunto para te ajudar a combater a ansiedade.

Assim como a homeopatia, vai ser suficiente para alguns e para outros não. Consulte sempre um médico.

11- TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS PARA VENCER A ANSIEDADE;

A respiração correta pode te ajudar a vencer a ansiedade.

Repare que quando estamos ansiosos a respiração fica curta.

Se você prestar atenção na sua respiração e deixá-la mais longa, isso vai te ajudar a vencer a ansiedade.

Sabe por que?

Porque a respiração longa, calma e completa te acalma.

12- COMO DIMINUIR ANSIEDADE COM TÉCNICAS DE VISUALIZAÇÃO;

Para diminuir ansiedade com técnicas de visualização, basta fechar os olhos e imaginar algum lugar bonito para você.

Imagine-se neste lugar calmo, bonito e inspirador.

O cérebro reage de forma parecida quando vemos algo ou imaginamos ver algo, então parte dos benefícios para diminuir ansiedade que seriam obtidos estando neste lugar, também são obtidos visualizando-o.

Imagine-se em uma praia ensolarada, por exemplo.

13- COMO MELHORAR A ANSIEDADE COM TÉCNICAS SENSORIAIS;

Se você colocar o foco no seu corpo e manter-se firme notando as sensações que aparecem, vai melhorar a ansiedade a cada segundo praticado.

O foco no corpo te coloca em contato com sua presença no Agora, o que por si só já vai melhorar a ansiedade.

A meditação no meu curso on-line, Como Meditar em Casa, é 70% foco no corpo e 30% teoria. Isso é o que me dá o melhor resultado para controlar a ansiedade, por isso ensino neste curso.

14- PROGRAMAS DE AUTOCONHECIMENTO PARA ACABAR COM A ANSIEDADE

Os programas online de autoconhecimento estão começando a aparecer no mercado e alguns prometem acabar com a ansiedade.

Cada programa tem um objetivo, mas se for sobre autoconhecimento vale a pena. Cada centavo investido te dá um retorno grande na sua vida.

Programa Eu Real.

15- CRIE UMA ROTINA PARA ACALMAR A ANSIEDADE;

As rotinas são importantes para acalmar a ansiedade porque dão estrutura.

Uma estrutura dá a sensação de segurança e acalma a ansiedade.

Importante: A rotina precisa ser positiva e conter coisas que te fazem bem e que você gosta.Rotina negativa não serve.

16- ARRUME SUA CASA PARA SE LIVRAR DA ANSIEDADE;

Como se livrar da ansiedade arrumando a casa? Comece pelo seu armário, gavetas e papéis. Olhe para as coisas e pense assim: Isso me dá felicidade?

Se a resposta for sim, arrume. Se for não, doe, venda ou jogue fora.

Quando você se livra da bagunça, se livra de parte da ansiedade ligada a isso. Como a faxina nos objetos também fizesse uma faxina na mente.

17- ORGANIZE SEUS AFAZERES PARA DIMINUIR A ANSIEDADE;

Crie uma lista de afazeres e use-a para diminuir a ansiedade,.

Sempre que se lembrar de algo que precisa fazer, anote em sua lista de afazeres e não se preocupe mais com isso até chegar o momento de resolver.

Muitas vezes, a ansiedade aparece porque estamos desorganizados nos afazeres importantes. Organize-se para diminuir a ansiedade.

18- DIMINUIR O TEMPO DE CELULAR PARA DIMINUIR A ANSIEDADE;

Como diminuir a ansiedade diminuindo o tempo de celular? Basta parar de usá-lo de meia hora a uma hora antes de dormir.

Isso vai ajudar a diminuir a ansiedade na hora de dormir, vai te dar uma noite de sono com mais qualidade e vai contribuir para o dia seguinte ter mais qualidade.

O celular emite uma luz azul, que funciona como cafeína para o cérebro.

Por isso diminuir o uso do celular vai ajudar a controlar a ansiedade.

19- ADOTE UM HOBBY PARA MELHORAR A ANSIEDADE

Como melhorar a ansiedade através de um hobby?

Um hobby relaxa a cabeça, o que naturalmente vai melhorar a ansiedade.

Escolha algo que você ame e comece pequeno.

20- ALIMENTAÇÃO PARA COMBATER A ANSIEDADE

Como combater a ansiedade através da alimentação?

Escolha alimentos certos para combater a ansiedade como o abacate, a banana e a aveia.

Ao mesmo tempo, corte os alimentos que pioram a ansiedade.

21- ESPIRITUALIDADE PARA VENCER A ANSIEDADE

Como vencer a ansiedade através da espiritualidade?

Espiritualidade e autoconhecimento andam em paralelo e vão para o mesmo lugar.

Além disso espiritualizar-se vai mudando suas prioridades para coisas que te deixam mais feliz de forma genuína, te ajudando a vencer a ansiedade.

22- FÉ PARA VENCER A ANSIEDADE

A Fé, quando completa, é totalmente incompatível com a ansiedade.

Então, como vencer a ansiedade através da Fé?

Basta desenvolvê-la. Desenvolva a sua Fé de que tudo é perfeição divina e sempre terminará bem. Você irá vencer a ansiedade no momento que esta Fé prevalecer sobre a ansiedade.

23- COMO VENCER A ANSIEDADE SE CONECTANDO AO SEU EU REAL

O Eu Real é a chave para vencer a ansiedade.

Todos os males psicológicos, inclusive a ansiedade, existem por causa das conjecturas do ego.

Nós acabamos caindo na armadilha do ego porque acreditamos ser o ego.

Só que o ego se forma aos dois anos de idade e você já existia antes disso, então você não pode ser o ego.

Dito isso, você pode ir para o lado oposto e se conectar com o seu Eu Real, que é o que você é antes do ego.

Esse movimento de consciência te dá o poder de controlar a ansiedade e vencer esse mal do século de vez.

24- ATENÇÃO AOS PENSAMENTOS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE

Como controlar a ansiedade prestando atenção nos pensamentos?

Repare que para existir ansiedade, é preciso que existam também pensamentos negativo.

Pensamentos sobre o futuro, com preocupações ou previsões de que as coisas podem dar errado e sentimos ansiedade.

Então se você identificar esses pensamentos quando eles acontecerem, pode mudá-los.

Primeiro você identifica.

Segundo você o contradiz.

Por exemplo, você pensa que não vai dar nada certo. Você contradiz o pensamento dizendo assim: “Vai dar tudo certo”.

A mágica acontece com a prática. Quem deve comandar o pensamento é você, não o contrário.

25- FUJA DO ÁLCOOL PARA SE LIVRAR DA ANSIEDADE.

Essa é uma regra universal. Tudo o que te leva lá para cima rápido, vai depois te levar para baixo.

Então, apesar de o álcool trazer um alívio e parecer se livrar da ansiedade, seu o efeito passa, deixando a ansiedade pior do que estava.

O acúmulo de álcool pode também contribuir para a angústia, o aperto no peito e desequilíbrio emocional.

Então a dica para se livrar da ansiedade relacionada ao álcool é, prestar atenção no impacto que o álcool tem na sua ansiedade para ver se você é ou não suscetível ao efeito rebote da bebida.

Vai beber? Então, fica de olho na sua ansiedade nos dois dias seguintes para ver se álcool atrapalhou.

Ir percebendo as coisas que te dão ansiedade vai naturalmente te fazendo decidir o que é melhor para se livrar da ansiedade.

26- FUJA DO AÇÚCAR PARA DIMINUIR A ANSIEDADE

Acontece com algumas pessoas (como aconteceu comigo) de o açúcar se acumular e piorar muito o aperto no peito, o sofrimento e a ansiedade.

A dica aqui é evitar o açúcar branco ao máximo e ficar de olho se ele tem esse efeito no seu corpo, para assim diminuir a ansiedade e ajudar a controlá-la.

27- FUJA DAS DROGAS PARA VENCER A ANSIEDADE

Drogas e álcool tem o mesmo efeito rebote. Melhoram os sintomas da ansiedade durante o efeito, mas devolvem pior quando o efeito passa.

Então atenção aos efeitos nos dois dias seguintes ao uso de qualquer coisa que altere o seu estado de espírito geral.

A dica é descobrir o que te faz mal e ir gerenciando a ansiedade.

28- ÁGUA PARA DRIBLAR A ANSIEDADE

Como superar a ansiedade usando a água?

Sempre que sentir a ansiedade crescendo no peito, beba bastante água. Isso vai gerar uma resposta de saciedade no corpo que vai driblar a ansiedade por algum tempo.

29- RECOMPENSE-SE PRIMEIRO PARA ACALMAR A ANSIEDADE

Separe sempre uma parte dos recursos que chegam para você.

Por exemplo, separando 10% do que você ganhar para si mesmo. Ou separe 10% do seu tempo para si.

Essas autorrecompensas ajudam na liberação dos hormônios reguladores do bem-estar.

Além disso, todo o feedback positivo acalma a ansiedade naturalmente porque nos lembra que estamos no caminho certo.

30- BUSQUE SEU PROPÓSITO GENUÍNO PARA SE LIVRAR DA ANSIEDADE

Certa vez uma pessoa sábia me disse que existe trabalho e emprego, sendo que emprego só dá dinheiro e trabalho é algo mais ligado ao seu propósito genuíno.

Seu propósito genuíno é aquele pelo qual você nasceu. Você carrega o Dom para fazê-lo.

O propósito acalma bastante a ansiedade.

Na maior parte das vezes isso não está claro para as pessoas, mas é possível encontrar esse propósito genuíno indo atrás do seu Dom, aquilo que você faz com tanta felicidade, que se torna um prazer divino.

Aí você pensa assim: Onde vai me dar mais entusiasmo aplicar o meu Dom?

Seguindo neste caminho você consegue controlar a ansiedade.

31- COMO LIDAR COM A ANSIEDADE USANDO A GRATIDÃO

Onde existe gratidão, não existe ansiedade.

Então tudo o que você precisa fazer é agradecer pelo que já tem para lidar com a ansiedade.

Mesmo que a vida esteja ruim no momento, sempre tem coisas boas também.

Olha pra elas e agradeça deliberadamente.

Transforme isso em um hábito porque a gratidão é cumulativa. Assim uma hora você olhará para trás e perceberá que conseguiu lidar com a ansiedade.

32- FIQUE LIVRE DE ANSIEDADE ABRINDO MÃO DA EXPECTATIVA DE “COMO TEM QUE SER”

A expectativa de “como o futuro tem que ser”, é um polo de ansiedade que te coloca mal sempre que você pensa que as coisas ainda não estão da forma que você queria.

Por exemplo, quando uma pessoa está ansiosa para saber se conseguiu uma vaga de emprego que queria. Se a vaga não for para ela, naturalmente ela não será escolhida e isso foi o melhor para ela, apesar de ela não ver isso.

Se a pessoa se torna capaz de ver a verdade, fica livre da ansiedade.

Tudo é positivo e a vaga que vai aceitá-la terá mais haver com ela.

Só que a gente coloca a expectativa e insiste que tem que acontecer daquela forma, gerando muita ansiedade.

E qualquer outro desfecho não serve, impossibilitando a pessoa de se ver livre da ansiedade.

Se a pessoa não solta a expectativa, além de não ficar livre de ansiedade, também não conseguirá enxergar uma oportunidade melhor, se ela passar bem debaixo do nariz.

Então, para ficar livre da ansiedade, entrega seu futuro nas mãos de Deus, tenha certeza que o melhor vai acontecer e larga a expectativa.

Assim você fica livre da ansiedade deixando o futuro te trazer uma surpresa.

33- PARE DE SE COMPARAR PARA SUPERAR A ANSIEDADE.

Como superar a ansiedade deixando de se comparar?

Pensa nessa verdade. “Cada um tem o seu tempo, seus desafios e vitórias”.

Se comparar com o outro gera ansiedade, porque você está dizendo para si que as coisas não estão como deveriam.

Ou seja, além de já ter fincado uma expectativa e constatar que ela não foi atendida, ainda está se derrubando.

Então para superar a ansiedade fique bem atento quando começar a se comparar e diga para si mesmo: “Se comparar não faz sentido, parei”.

34- COMO MELHORAR A ANSIEDADE PARANDO DE SE CRITICAR

Se criticar repete o padrão explicado nos dois itens acima. Você está dizendo a si que não é o que gostaria e isso atinge todos os seus atos com ansiedade.

Então, para melhorar a ansiedade comece a se dizer “Eu me amo.” Diga isso várias vezes ao longo da vida, sempre que perceber que está se criticando.

O resultado vem com a prática em estar sempre alerta contra a autocrítica para não deixá-la entrar.

35- VENCENDO A ANSIEDADE PELA ACEITAÇÃO

Para vencer a ansiedade pela aceitação é preciso fazer uma reflexão.

Existe um pensamento que gera muita ansiedade que é: “Isso não deveria estar acontecendo comigo”.

Não aceitar a realidade que está diante dos nossos olhos, causa ansiedade porque existe uma expectativa de como as coisas deveriam ser.

Se uma situação está acontecendo com você, ela está. É uma realidade.

Mas as vezes não aceitamos a realidade, insistindo que ela não deveria estar acontecendo com a gente.

Ninguém consegue mudar uma situação negando-a. Primeiro é preciso aceitar que está acontecendo.

Segundo, agir para mudar o que não está bem.

Trocar a ordem não funciona.

Lembrando que aceitar não é parar de lutar, mas sim aceitar que está acontecendo, para a partir da realidade, fazer seu plano de mudança.

36- COMO REDUZIR A ANSIEDADE EVITANDO CONTEÚDO ANSIOLÍTICO

Reduzir a ansiedade é também uma questão de não alimentá-la.

Assim, evite qualquer conteúdo que aumenta sua ansiedade, como filmes, leituras específicas e noticiários negativos demais.

A gente descobre quais conteúdos são esses porque quando terminamos de assistir, parece que a respiração ficou mais curta, a visão meio bagunçada e a ansiedade maior.

Substitua por conteúdos mais elevadores e calmantes para reduzir a ansiedade.

37- O QUE FAZER SEMPRE PARA DIMINUIR A ANSIEDADE? VIVA NO AGORA.

A ansiedade está completamente ligada ao pensamento no futuro. Sempre que você colocar sua atenção no momento “Agora”, sua ansiedade vai diminuir.

Faça o teste: Preste mais atenção ao que está acontecendo na sua frente. Coloque seu foco na experiencia direta, no agora. Isso funciona para diminuir a ansiedade.

38- COMO CONTROLAR A ANSIEDADE USANDO O MANTRA: TUDO É PERFEIÇÃO.

Tudo acontece dentro de uma perfeição nesse universo. Tudo está no lugar certo e acontecendo dentro da perfeição. Quando nos lembramos disso, ajuda a controlar a ansiedade.

Por quê?

Porque na perfeição tudo dá certo no final. Então, quando sentir ansiedade, se diga para si: “Tudo é perfeição”.

CONCLUSÃO PARA CONTROLAR A ANSIEDADE

A ansiedade é engatilhada de várias formas expostas neste artigo.

Parando de acionar os gatilhos, praticando o autoconhecimento e ficando no Agora é possível controlar a ansiedade para ajudar no seu tratamento.

E você conhece alguma dica extra para lidar com a ansiedade? Comente abaixo.

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