Você acorda na sua cama, depois de uma noite de sono e em um instante sua vida começa a voltar na sua mente.

Você se lembra dos problemas que precisa resolver. Se lembra das ameaças que esses problemas representam e BUM…

A paz da noite de sono é substituída pelo sofrimento.

Mas, o que aconteceu?

Por que a pessoa acorda bem e parece que fica mal no momento em que cai na real?

O efeito da vigília do ego

Meditacao Ansiedade

No momento que a pessoa acorda, o ego assume o processo do pensamento e traz a ansiedade, a depressão ou o sofrimento em geral de volta.

Isso nos mostra duas coisas.

A primeira é que você não é o ego. Você estava lá antes de ele assumir o processo da vigília. Você estava bem antes do ego assumir o pensamento e trazer o sofrimento.

A segunda coisa é que existe um outro estado de consciência além do ego que é você mais real e bem.

Se você estiver em conexão com o seu Eu Real, ou seja, aquilo que você é antes do ego, então poderá passar o dia bem, como naqueles momentos da manhã.

E é ai que entra a meditação, porque ela te leva para este estado de paz, equilíbrio e pura potencialidade.

A meditações neste artigo fortalece a sua paz, constroem a sensação de bem-estar que você tinha quando acordou e te equilibram para combater a ansiedade, a depressão ou o sofrimento em geral.

A vigilia do ego versus a paz do sono

Ansiedade E Meditacao Paz Do Sono

Meditar é atingir a paz do sono, porém em vigília.

A vida deveria ser melhor, não acha?

Acordar para sentir o peso do sofrimento nas costas não deveria ser o destino.

E não é.

O tipo de paz que se experimenta no sono também é seu e pode ser trazida para o seu dia.

Como?

Através da meditação, buscando está paz enquanto se mantém em vigília.

A meditação é o caminho para o equilíbrio

Meditacao Para Ansiedade E Depressao

A meditação produz equilíbrio, expansão de consciência e traz a tona suas potencialidades.

No processo é possível fortalecer o equilíbrio emocional e se manter forte o tempo todo, para resolver tudo e viver bem.

Mas a primeira coisa antes de meditar é entender que:

Meditação é como academia para a mente

Equilibrio Meditacao Para Ansiedade

Quando você vai para uma academia fazer qualquer atividade, no começo é mais difícil e cansa mais.

Mas, depois de treinar por um tempo, cansa menos e fica cada vez mais fácil.

Com a meditação é a mesma coisa. No começo cansa mais, é difícil e você não vê muito resultado.

Mas se você voltar na academia mais vezes, logo vê resultado.

Como na meditação. Conforme você fortalece o seu músculo da meditação, mais fácil fica. E melhor fica. E mais resultado dá.

E você pode até pensar:

“Já tentei e não consegui”, “Não consigo ficar no lugar” ou “Não tenho tempo”.

Mas nesse artigo vou te mostrar meditações rápidas que qualquer um pratica, em movimento e durante suas atividades.

Leia até o final e você terminará com um arsenal para controlar ansiedade, estresse, depressão, pânico ou qualquer outro sofrimento emocional.

Quatro Técnicas de meditação que qualquer um pratica

  1. Meditação rápida para controlar crise de ansiedade, depressão ou demais sofrimentos (14 segundos – Em pé – Olhos abertos);
  2. Meditação prática para fortalecer o seu “músculo da meditação” (3 minutos – Olhos fechados – Sentado);
  3. Meditação de Mindfulness para você praticar durante suas atividades diárias (Olhos abertos – Em atividade);
  4. Meditação relaxante para te ajudar a dormir (Olhos fechados – Deitado até dormir);

meditação rápida para controlar crise de ansiedade, depressão ou demais sofrimentos

Meditacao Para Crise De Ansiedade

(14 segundos – Em pé – Com os olhos abertos)

Você não quer ter uma crise de ansiedade, uma depressão ou sofrer emocionalmente de qualquer forma.

Mas o sofrimento vem.

E o quando ele começa, poucos sabem o que fazer para ele parar.

Vou te mostrar agora um truque, somado a uma meditação que leva menos de 14 segundos.

Você poderá praticá-la do jeito que estiver, em pé, sentado ou deitado.

O que você fará é reagir da seguinte forma.

Quando uma crise de qualquer sofrimento começar, fixe os olhos em um objeto qualquer e respire com um pouco mais de vigor do que o normal, contando 14 segundos de cabeça.

Inpira e conta 1. Expira e conta 2. Inspira e conta 3 e assim por diante.

Preste atenção agora porque isso é o mais importante. Enquanto você conta e respira, deve prestar total atenção na sensação do ar passando por suas narinas.

A sensação pode ser quente, fria, áspera, lisa, seca, húmida e assim por diante.

Quando terminar de contar, você abrirá os olhos e voltará a sua atividade normal, como se nada tivesse acontecido.

A crise terá perdido a força e você estará melhor.

Repita se necessário, sempre respeitando o conforto. Não pode ser desconfortável fazer isso, como ficar tonto ou forçar.

Um verdadeiro salva-vidas. Veja os depoimentos abaixo de quem já experimentou.

Meditacao Para Ansiedade Depoimnento 1
Meditacao Para Crise De Ansiedade Depoimnento 1

O truque funciona porque coloca o seu foco 4 coisas diferentes ao mesmo tempo:

  • em algo que você consegue controlar (a respiração);
  • A sensação nas narinas;
  • A contagem;
  • O objeto que você está olhando.

Isso te dá ordem nos pensamentos, no foco e na respiração.

Experimente!

Conte até 14, inspirando e expirando a cada contagem, enquanto descansa os olhos em um objeto e presta toda a atenção na sensação em suas narinas.

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PRÁTICA de meditação para acalmar a ansiedade

(3 minutos – Olhos fechados – Sentado).

Treino De Meditacao Para Ansiedade

Certo, a crise passou, mas a ansiedade, a depressão ou algum outro sofrimento emocional não. E agora?

Agora vou te ensinar uma técnica de meditação para praticar.

Leva 3 minutos de olhos fechados.

Você precisará apenas sentar em qualquer posição.

Esta meditação é a primeira fase da meditação principal que ensino no curso Como Meditar Em Casa.

Uma vez sentado e já confortável você começará a respirar normalmente e prestar atenção na sensação do ar nas narinas.

A diferença desta para a meditação anterior é que você agora não irá contar, mas sim colocar 3 minutos no despertador do smartphone.

Para a meditação funcionar você não pode parar até os 3 minutos terminarem.

Você se pegará pensando um monte de vezes e isso é normal. Não pare.

Mas sempre que perceber que está pensando, volte novamente sua atenção para a sensação do ar passando por suas narinas.

Quando você terminar os 3 minutos, perceberá uma calma adicional em si.

Pratique todos os dias e a cada dia você vai evoluir, sentindo mais calma e menos ansiedade.

Se quiser se aprofundar nesse método, aprenda aqui a técnica completa de meditação.

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meditação de Mindfulness para ANSIEDADE

(Em movimento, durante suas atividades diárias);

Meditacao Mindfulness Para Ansiedade Depressao Sofrimento

Mas e se sua vida for tão corrida que você não consegue nem parar 3 minutos? O que afazer?

Nesse caso podemos apelar para uma técnica de Mindfulness que você pratica até em movimento.

A meditação mindfulness para este caso é prestar atenção nos sons a sua volta.

Mas o que tem a mais nos sons a nossa volta, que você ainda não ouviu?

Está meditação é um treino de foco, com expanção de consciência. Ou seja, você foca nos sons a sua volta, enquanto tenta ouvir os detalhes menos óbvios.

O seu objetivo é dar cada vez mais corpo ao som, juntando cada vez mais pequenos sons ao som total.

Como se investigasse os sons e conforme for descobrindo novos, como o assobio de um passáro que antes não estava percebendo.

E conforme vai descobrindo novos sons, junta-o ao conjunto de sons misturados que estão chegando em você.

Por exemplo, antes você só ouvia o barulho da obra ao lado. Agora você ouve o barulho da obra e junto o barulho do passado.

Você se surpreenderá com a quantidade de sons que passam despercebidos e ao mesmo tempo estará treinando o seu foco, que ajudará a controlar a ansiedade.

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meditação relaxante para dormir

(Deitado até dormir);

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Deite-se na posição que você melhor dorme.

Respire normalmente, prestando atenção nos seus músculos.

Sempre que soltar o ar, relaxe mais, como se fosse amolecendo na cama.

Quando inspirar, busque apenas manter o rlaxamento que já ganhou.

A meditação está em se concentrar no seu relaxamento e assim fazê-lo aumentar até entrar em um sono tranquilo.

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Dicas de meditação para ansiedade

Dicas De Meditacao Para Ansiedade

Meditação para controlar ansiedade é aquela que treina o seu foco, porque é um foco equilibrado que te mantém em equilíbrio.

Sempre que meditar busque a equanimidade ao que você sente. Ficar equânime é ficar imbatível perante todos os estímulos. Como se entrasse em uma cachoeira gelada e ficasse inabalável.

O estado de equanimidade é altamente benéfico para controlar a ansiedade.

Para se aprofundar mais, veja o curso Como meditar em casa.

A meditação guiada para ansiedade

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Escute abaixo uma meditação guiada para ansiedade.

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Ricardo Maluf

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