Visão embaçada pode ser ansiedade

Você já sentiu a visão embaçada? Sabia que isso também pode ser um sintoma de ansiedade? Manter a saúde mental é fundamental para ter um corpo saudável, afinal, tudo está interligado. Então, se ligue, pois se você sentiu algum sinal ou sintoma de algo não vai bem, é interessante que tire um tempo para olhar para cuidar de si. 

Neste artigo, você vai entender mais sobre o assunto. Desde doenças à crises de ansiedade deixam a visão embaçada. Entenda porque surge a visão embaçada do nada, o que pode ser? Estresse e depressão são quadros que podem levar ao ocorrido? Saiba mais sobre o assunto e veja como melhorar. 

Visão embaçada do nada 

Você já sentiu a visão embaçar do nada? Isso pode acontecer em pessoas de todas as faixas etárias e por diversas condições. Antes de mais nada, é interessante entender o motivo de isto estar acontecendo no seu organismo. Afinal, pode ser algo mais simples de ser resolvido, mas também pode ser algo mais grave que merece mais cuidados. 

Além da visão embaçada do nada, você também sentiu dor de cabeça ou outros sintomas? É importante notar e reparar se outras coisas incomuns surgiram, pois assim, você tem uma assertividade maior da causa do problema. Além do mais, você consegue passar mais detalhes para o profissional de saúde que irá tratar, eventualmente, de você. 

Pode ser problemas oftalmológicos?

A visão embaçada pode ser um sinal comum de algumas doenças oftalmológicas e as mais comuns são: 

  • miopia, hipermetropia ou astigmatismo
  • glaucoma
  • catarata
  • problemas de retina como degeneração macular relacionada à idade (DMRI), retinopatia diabética ou descolamento de retina 

Estas são apenas algumas possibilidades da causa da visão embaçada. Sendo assim, é importante descartar estas doenças nas vistas, antes de mais nada. Você tem ido à um médico oftalmologista para avaliar seus olhos e como você está enxergando? 

Saiba que é importante manter as consultas periódicas, principalmente se está sentindo dor de cabeça, visão turva ou embaçada. Este profissional irá avaliar a possibilidade de algum problema como miopia ou astigmatismo e corrigir com óculos se necessário, em caso de miopia, por exemplo. Quem já usa óculos ou lente pode precisar aumentar o grau. 

Outros problemas podem exigir atenção médica imediata para não trazer sequelas. Então, se você sentir visão embaçada e dor de cabeça forte, pressão intracraniana e enjoos, pode ser um glaucoma de ângulo fechado, por exemplo. 

O glaucoma é mais comum em pessoas acima de 40 anos, quem tem etnia africana, ou possui hipertensão, diabetes, miopia ou hipermetropia. Quem já teve glaucoma antes também é grupo de risco, bem como quem usa remédios corticoides à muito tempo. 

Já a catarata pode precisar de cirurgia para correção, mas costuma aparecer lentamente. Se você sentir visão embaçada pode ser um dos primeiros sinais da doença. Procure ajuda sempre que necessário. Contudo, se você já foi à um oftalmo e nada foi encontrado pode ser que você sofra de algo que não tem nada a ver com problemas oftalmológicos. 

O que pode ser, além de problemas na visão?

Outras doenças também podem causar vistas embaçadas como enxaquecas, doenças hormonais e hipoglicemia, que é a baixa de açúcar no sangue. Esta condição é comum à algumas pessoas, mas também pode ser gerada como efeito rebote da medicação em diabéticos. 

Cansaço e luminosidade excessiva – como muitas horas na frente do computador ou de luzes fortes – também embaça das vistas. Como anda o seu descanso? Você tem dormido bem? Você sabia que além do corpo exausto, transtornos de ansiedade, depressão ou estresse também podem ser a causa da visão embaçada? Como você está se sentindo?

Ansiedade causa problemas na vista?

A ansiedade causa problemas na vista, bem como diversos outros sintomas espalhados pelo corpo todo. Eles podem assustar, já que você pode pensar que é algo mais grave. Porém, não deixe de cuidar e tratar a ansiedade, pois pode gerar diversos outros problemas à você. 

O sentimento de preocupação, nervosismo e medo intenso é um sinal de alerta, ou seja, uma reação natural do corpo. A ansiedade é necessária para nos ajudar em situações de perigo, bem como, em novos desafios. No entanto, estar em constante estado de ansiedade não é normal ou saudável e pode acabar prejudicando a visão. 

O estresse, assim como a ansiedade, podem causar espasmos musculares, inclusive nos músculos ciliares, que são essenciais para a visão e alteram a forma da lente do olho. Os músculos ciliares tem o papel de acomodação visual, que permite que a gente consiga focalizar em objetos que estão perto ou longe. 

Quando você está sentindo ansiedade, este músculo pode se alterar ocasionando diversos sintomas. A visão embaçada é apenas um deles, além de dor de cabeça, ardor nos olhos e até miopia induzida. Além disso, ansiedade ou estresse podem aumentar o risco de acumular líquido entre as camadas da retina. Então, isto também pode gerar visão  distorcida no centro e hipermetropia induzida. Portanto, mantenha atenção na sua saúde e cuide da sua mente para aliviar ansiedade, estresse e visão embaçada. Nem tudo o oftalmologista irá poder tratar. 

Depressão e visão embaçada

A depressão é outro quadro que pode estar relacionado com a visão embaçada. Viu só como o estado emocional é importante? Pesquisas já demonstraram que as doenças oftalmológicas como glaucoma, entre outros, tem a ver com depressão. Então, existe sim uma relação da depressão com visão embaçada causada por certas doenças oftalmológicas.  

Visão embaçada: como melhorar?

Como explicado acima, se você ainda não foi à um oftalmologista, é sempre bom manter suas consultas regulares. Especialmente se está sentindo outros sintomas nos olhos, além de visão embaçada, bem como dor de cabeça forte ou pressão na cabeça. Contudo, se você já foi ao médico, estresse, depressão ou ansiedade podem ser a causa da visão embaçada que aparece do nada, ou não. 

Não deixe de cuidar destes transtornos, pois não são frescura e podem tirar sua saúde. Uma técnica que ajuda bastante é a meditação. Além de elevar a paz, traz mais felicidade e equilíbrio e qualquer um pode começar, mesmo que nunca meditou vai obter benefícios. Quer aprender a meditar? Confira técnica milenar de meditação super simples e eficaz

Você ainda pode buscar por ajuda psicológica. Quer saber mais sobre depressão, bem-estar mental, espiritualidade e entender o que é ansiedade e como tratá-la? Leia outros artigos do blog, que é atualizado semanalmente. 

>