VONTADE DE URINAR TODA HORA PODE SER ANSIEDADE? VEJA!

Será que sua vontade de urinar toda hora pode ser ansiedade? Muita gente sente esse desejo frequente de ir ao banheiro e fica questionando qual é a causa. É importante diagnosticar o que provoca este sintoma a fim de tratar ou controlar outras doenças.   

E então: vontade de urinar toda hora, o que pode ser? Algumas vezes pode acontecer por conta de um problema de próstata ou bexiga como uma infecção urinária. Se você tem vontade de urinar toda hora e sai pouco, pode ser este o caso. 

Já a bexiga hiperativa é como a condição que exige urgência em fazer xixi é chamada. Esta sim, é bem possível, que tenha o humor, sentimentos e problemas emocionais como um gatilho.  Entenda melhor esta relação e veja o quanto a ansiedade afeta urina. 

Vontade de urinar toda hora e ansiedade

Você já deve ter reparado que quando está se sentindo inquieto e mais ansioso urina mais vezes. Será que a vontade aumenta ou é sua percepção do que está sentindo que muda? Vamos entender como funciona esta relação entre vontade de fazer xixi e ansiedade. Será que isto tem comprovação científica? 

O transtorno de ansiedade pode se manifestar de várias formas. Os sintomas psicossomáticos aparecem em vários sistemas do corpo e o urinário e digestivo é um deles. Crises de ansiedade podem provocar alterações no modo que excretamos.

Você pode suar muito quando está muito ansioso ou ter mais vontade de ir ao banheiro. Cada um pode ser afetado de uma maneira. Outras pessoas acabam por aumentar o consumo de bebidas, alcoólicas ou não, assim como de comidas por conta da ansiedade.

Cafézinho toda hora, chá, água, ou drinks. Também é normal que você tenha mais vontade de tomar algo quando está numa crise de ansiedade. Sendo assim, também é natural que sinta mais vontade de urinar.

Já dá para concluir precocemente que a vontade de urinar o tempo todo, sem dúvidas, pode ser causada por ansiedade. Cada vez mais a ciência vem comprovando e prestando atenção para esta relação corpo-mente. 

Até então, o diagnóstico de vontade de urinar toda hora por ansiedade era feito apenas por exclusão. Portanto, é preciso excluir outras doenças mais comuns de causar este tipo de incômodo. Só então, pensa-se em ansiedade e outros problemas.   

Mesmo sem entender direito qual é o mecanismo que isto ocorre, não há dúvidas que o emocional pode provocar sintomas físicos. Portanto, para tratar o corpo também é preciso tratar da mente para obter bons resultados. Entender mais sobre como isto ocorre e saber estas relações é super importante para o autoconhecimento e constante evolução. 

Entenda um pouco melhor o que as pesquisas dizem sobre vontade de fazer xixi e ansiedade. Ainda é pouco, mas já é possível estabelecer uma conexão. Veja a prevalência da ansiedade em pessoas que precisam urinar o tempo todo.

Estudo sobre bexiga hiperativa e ansiedade

O estudo citado foi realizado na Universidade Estadual de Campinas, a UNICAMP,  com 274 mulheres com síndrome da bexiga hiperativa. Os resultados detectaram que, de fato, a vontade de urinar toda hora pode ser ansiedade. 

A maioria das participantes, ou seja, 211 mulheres, que representam 62% do total apresentaram quadro de ansiedade grave ou moderada. A relação da bexiga hiperativa com a depressão também foi traçada. 

Do total, 163 mulheres,, que representa 59,8% das mulheres apresentaram depressão moderada à grave. Muitas vezes os profissionais de saúde deixam de lado a questão sentimental ao se deparar com algum problema de saúde.

Contudo, quando o assunto é trato urinário há uma relação estabelecida, que não pode ser desconsiderada durante os tratamentos. A tese da UNICAMP realizada em 2016 pela terapeuta sexual Iane Melotti destaca a importância da saúde integral e interdisciplinar para resolver a bexiga hiperativa. 

A maior parte das participantes possuíam ansiedade ou depressão em nível grave ou moderado e não sabiam. Todas mulheres do estudo foram enquadradas como portadoras de bexiga hiperativa. Nenhum dos transtornos de ansiedade ou depressão eram diagnosticados previamente. 

Portanto, notando que a maior parte das moças com bexiga hiperativa tem ansiedade e/ou depressão, entendeu-se a relação. Fica claro que para tratar essa vontade de urinar toda hora é preciso cuidar também das emoções.     

Bexiga hiperativa 

Quer entender melhor sobre bexiga hiperativa? Um estudo publicado na Revista de Geriatria e Gerontologia detectou que em idosas este problema é ainda maior. Encontrou-se o problema em urinar em 58% das idosas. Outros pontos interessantes sobre a vontade de urinar toda hora comum em idosas:

  • Vida sexual ativa diminui mais de 70% a chance de ter bexiga hiperativa.
  • Pressão alta e diabetes são fatores de risco.
  • Cirurgias uroginecológicas, e com menos impacto, no abdômen ou pelve aumentam a chance de idosas apresentarem bexiga hiperativa. 

Ansiedade causa infecção urinária?

Muita gente questiona se ansiedade causa infecção urinária. A grande verdade é que não existe nenhuma relação estabelecida. O que pode causar a confusão é que a infecção urinária é uma das causas de ter vontade de urinar o tempo todo. 

No entanto, a bexiga hiperativa, como vimos acima, que possui certa relação com ansiedade. Portanto, se você está com vontade de fazer xixi o tempo todo e acha que pode ser infecção urinária, é importante excluir esta possibilidade antes. Se você tem outros sintomas de ansiedade, é bem provável que esta seja a causa.

Bexiga hiperativa tem cura? 

Sabe-se que a ansiedade afeta a urina, especialmente quando o assunto é bexiga hiperativa. A frequência com que dá vontade de urinar aumenta nos ansiosos. Mas, ainda não é entendido exatamente como isto acontece. 

Com os estudos não é possível afirmar se a ansiedade causa bexiga hiperativa ou se é causada por esta vontade frequente de urinar.  De qualquer maneira, a relação entre bexiga hiperativa e ansiedade existem sim. A boa notícia é que bexiga hiperativa tem cura. 

Você pode precisar de medicamentos para regularizar o sistema urinário e exercícios para o assoalho pélvico. Porém, não se esqueça de cuidar da mente! É preciso tratar a raiz do problema se o emocional estiver desencadeando este sintomas desagradáveis.

Quando o assunto é tratamento para ansiosos, não existe cura. Contudo, é possível controlar este sentimento. Como fazer para controlar de forma definitiva? Entenda tudo a respeito: Ansiedade tem cura

>