dormência ou dor no braço esquerdo é ansiedade?

Dormencia Ou Dor No Braco E Ansiedade

Dor no braço esquerdo: ansiedade, ataque cardíaco ou outro problema? Sentir  formigamento e dormência no braço esquerdo pode ter diversas causas. Quando vem acompanhada de outros sintomas, além de dor no braço esquerdo, o que pode ser?

Estes sinais normalmente estão associados à problemas no coração. Mas, você sabia que a ansiedade pode dar dor no braço esquerdo também? Entenda melhor o assunto!

Se você quer saber se sua dor no braço esquerdo é ansiedade ou trata-se de outro problema, está no local certo. O objetivo deste artigo é entender o que pode trazer este sintoma, focalizado neste lados do braço. 

Veja a seguir o que pode causar crises de dor no braço esquerdo e saiba diferenciá-las de acordo com outros sintomas que acompanham. E ainda, quanto tempo dura esta dor? Entenda quando o sintoma deve preocupar e o que fazer em cada caso.   

Ansiedade pode dar dor no braço esquerdo?

A ansiedade pode causar sintomas físicos variados que podem ser sentidos por todo o corpo. Um destes sinais são as dores nos braços, que podem aparecer apenas no lado esquerdo.

Como saber se a dor no braço esquerdo é gerada por uma crise de ansiedade ou é um sinal de ataque cardíaco? Vamos entender.  Existem certas doenças que provocam dor apenas no braço esquerdo enquanto que a dor no braço direito pode ser ansiedade também. 

Em geral, os médicos excluem outras doenças por exames e consultas para descartar outros tipos de problemas. Se não chegar a conclusão de nenhum problema, então é direcionado para o psicólogo para averiguar se a dor no braço esquerdo é emocional. 

Apenas o profissional irá entender se ansiedade pode dar dor no braço esquerdo, entre outros sintomas.   

Dor no braço esquerdo: o que pode ser? 

A dor no braço esquerdo é muito associada com o infarto. A falta de fluxo sanguíneo por obstrução da artéria coronária causa o ataque cardíaco, que é quando o músculo do coração tem morte celular. 

O sintoma principal do infarto é uma dor que começa no peito, caracterizada como uma dor súbita com sensação de pressão ou aperto. Acontece acima do esterno, o osso bem no meio do peito. No entanto, a sensação forte pode irradiar para várias partes do corpo, inclusive para o braço esquerdo. 

Em geral, a dor no braço esquerdo típica do infarto causa sensação de formigamento, ou seja, a pessoa sente além de dor, a dormência no braço esquerdo. Além disso, irradia para as costas e também pode chegar aos ombros, pescoço, nuca, queixo, mandíbula, bem como no estômago.  

A dor no braço esquerdo do infarto cardíaco é provocada por irradiação da dor no peito (tórax) que é muito intensa. Então, acaba espalhando-se por outras partes do corpo, ou seja, pode ser sentida em outros locais também. 

Outros sintomas que acompanham a dor no braço esquerdo no infarto são: náuseas, vômitos, mal-estar, desmaios, palidez, transpiração, suor frio e falta de ar. Em geral, a respiração não é afetada pelo ataque do coração, mas achar que está infartando pode causar uma sensação ruim e gerar ansiedade, alterando o modo como respira. 

Atenção: se você acha que está com sintomas de infarto, o melhor a fazer é chamar o serviço de emergência como o SAMU, discando 192. Ataques do coração precisam ser atendidos rapidamente. Enquanto espera, fique calmo, afrouxe as roupas e mantenha-se em local ventilado.  

Como saber se a dor no braço esquerdo é sinal de infarto?

Além de acompanhar os outros sintomas e estado geral da pessoa, o tempo de duração da dor diz muito. Quando é sinal de infarto, a dor no braço esquerdo pode durar alguns minutos ou até horas. 

Sendo assim, se o seu braço já está doendo há dias, ou ainda, só dói por alguns segundo, provavelmente não é um sinal de infarto. Então, vale acompanhar os outros sinais e sintomas atentamente para entender o que está causando esse desconforto.   

Vale explicar que outros problemas cardíacos podem gerar dores nos braços. A angina é um tipo de dor no peito causada por fluxo sanguíneo insuficiente. Embora seja pouco provável que cause dor apenas no lado esquerdo, também pode ser uma causa deste sintoma. Não é tão urgente quanto um ataque cardíaco, mas precisa ser cuidada. 

De qualquer forma, se você suspeita que pode ter algo no coração, tire a dúvida e vá à um cardiologista. Com exames como eletrocardiograma, além de exames de sangue podem confirmar se sofreu um ataque do coração. E ainda, poderá avaliar como anda todo o sistema cardíaco e circulação.

Sua dor no braço esquerdo é ansiedade?

Você está sentindo dor no braço esquerdo, mas não tem sintomas típicos de um ataque cardíaco. Como dito acima, a ansiedade pode dar dor no braço esquerdo. Então, como saber se é isto é causado por seu estado emocional?

Antes de mais nada, descarte outras possibilidades como tendinites e esforços repetidos que causam dor no braço esquerdo de origem muscular. Atividades manuais como pintar ou escrever no quadro, caso seja professor, além de exercícios físicos como musculação podem causar dores no braço e pode ser que aconteça apenas do lado esquerdo. 

Sintomas de ansiedade

Se for sintoma de ansiedade, é provável que a dor no braço esquerdo venha acompanhada de algum outro sinal. 

  • Insônia: a dificuldade em desligar-se da realidade e descansar atrapalha o sono e é um dos sinais clássicos de ansiedade. Se está passando por uma situação difícil ou está ansioso com algum evento é possível até que sonhe com isso e acorde no meio da noite.
  • Tensão muscular: principalmente nos ombros, pescoço e costas podendo até travar os movimentos. É comum que quanto mais preocupações geradas pela ansiedade, maior a tensão na nuca e o peso nos ombros. 
  • Preocupação excessiva: se você está o tempo todo se preocupando ou com medo de alguma situação, também é um sinal de ansiedade. A própria preocupação também pode causar outros sintomas: dor de cabeça; gastrite e úlceras;
  • Falta de foco e dificuldade de concentração com pensamentos indesejados, que podem até tornar-se obsessivos.
  • Mudança de comportamento: quando alguém próximo diz que está se comportando diferente, muito agitado, tenso, estressado ou grosso, brigando à toa. A angústia pode ser tanta, que acaba aprisionando sua mente, que nem percebe o comportamento diferente. 
  • Náuseas, vômitos, diarreia ou dor de estômago, além de mãos suadas, calafrios, boca seca, sensação de falta de ar e coração acelerado.

Se você apresenta algum destes sintomas ou notou que tem sentido muita ansiedade, podendo estar numa crise. Busque ajuda profissional para ter o tratamento adequado. Crise de ansiedade não é frescura e nem um ataque de pânico qualquer, mas a boa notícia é que pode ser tratada.

Dormência no braço esquerdo e ansiedade

Embora a dormência no braço esquerdo seja um sintoma fortemente associado ao ataque cardíaco, pode ser ansiedade? Como vimos acima este transtorno

A psicoterapia, assim como a meditação, podem ajudar bastante e sua qualidade de vida agradece. Quer saber mais sobre ansiedade, sintomas e como tratar?

Veja outros conteúdos do blog e não deixe de assistir os vídeos sobre ansiedade. Se ainda tiver dúvidas, ou sente vontade de compartilhar algo, deixe um comentário aqui abaixo.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *